A Síndrome Maria Candida

In Artigos Comunicação, Liderança, Mundo da Comunicação by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

Confesso para vocês que a eliminação ontem no Programa aprendiz da jornalista Maria Candida foi um misto de surpresa com certeza.

Surpresa porque quando vi casting de participantes na minha ótica ela era disparada a melhor candidata, certeza porque seu desempenho durante todo o programa foi muito aquém do esperado, e ai o que podemos aprender com isso?

Existem pessoas que tem um grande potencial, você olha para elas e até pensa “como gostaria de ser assim, falar assim, ter esta aparência, ter estas oportunidades, etc.” E talvez pelo grande potencial colocamos a régua um nível acima.
Mas de repente, a surpresa vem, a pessoa em questão não entra com garra que poderia, não mostra todo seu potencial, não se doa para honrar a expectativa positiva e acaba por frustrar as expectativas.
Por incrível que pareça isso é muito comum no mundo dos negócios, vendedores que tem boa postura, falam bem, mas vendem pouco, empresários cheios de ideias mirabolantes, com métodos fantásticos, mas que na prática não passam de fumaça.
Não obstante a isso,minha dica para você é qualquer atividade em sua vida, entre com tudo, queime as pontes, faça valer a pena, não entre morno, pois as chances de você se dar bem são muito maiores, você já é um potencial, então não subestime suas oportunidades de fazer melhor, lembre-se, se algo deve ser feito, tem que ser bem feito. É a sua credibilidade que está em jogo.
Para encerrar quero contar um fato, em uma de nossas aulas do curso de oratória, eu vi uma moça chegando com uma postura legal, boa aparência, voz, etc. Esta moça era uma coach, ai minha expectativa automaticamente já aumentou mais ainda, pois pensei, com essa postura, articulação, voz, e aparente conhecimento, ela vai arrebentar! Qual foi minha surpresa, ela era a única aluna do curso que não fazia as atividades, em suas apresentações fazia meio que de qualquer jeito, ficava no celular durante as aulas, enfim… No final do curso, enquanto os outros alunos cresceram e fizeram excelentes apresentações finais, a dela foi a mais regular, o que talvez ela não tenha se dado conta é que era uma grande oportunidade de desenvolvimento e também de networking, afinal ali estavam advogados,  gerentes de venda, empresários, prospects muito potenciais. Qual será a imagem que eles levaram dela, será que ela angariou algum cliente deste treinamento?
Sua imagem é mais do que uma foto no facebook, ou um cartão de visitas cheio de design, sua imagem é o resultado do que você, faz e como você faz, do que você diz e como você diz, do que você veste e de como você veste, do que você é na maioria do tempo.

Heverson Barbosa
Especialista em comunicação verbal.

 

Leave a Comment