COMO UTILIZAR O STORYBOARD?

In Dicas sobre oratória de parceiros by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

Na PPT King, o stotyboard é parte integrada aos processos.
Sem ele, provavelmente teríamos muita dificuldade para desenvolver apresentações de impacto e gastaríamos muito mais tempo na produção dos slides. Se você não está acostumado com este termo, eis uma boa explicação: storyboard são organizadores gráficos. Ou seja, são ilustrações, imagens ou palavras-chave arranjadas em sequência, distribuídos em pequenos quadros, que nos possibilita pré-visualizar um filme, um comercial de TV e, no caso, uma apresentação profissional. Simplificando, lembra uma história em quadrinhos sem os balões.

Esse método de raciocínio e organização para a construção de histórias foi inventado em 1930, por uma empresa que com certeza fez ou ainda faz parte da sua vida: Walt Disney Studios. Foi dividindo ideias e processos em quadros que Mickey & Cia alcançaram o sucesso que tem até hoje e é seguindo essa receita que a PPT King busca impacto em todas as nossas apresentações.

Como já dissemos em outros posts, o roteiro de uma apresentação nasce no Word. Porém, antes disso, ele é um emaranhado de quadros, com setas e ligações, dividindo assuntos e palavras-chave, pré-organizados com um começo, meio e fim. Assim, visualizamos o caminho que a apresentação percorrerá, marcando suas principais passagens.

Passada a fase do roteiro, é vez dos nossos diretores de arte e designers usarem e abusarem do storyboard. É ali que nascem as primeiras ideias da identidade visual de uma apresentação profissional, além de sacadas e insigths para a produção dos slides.

Experimente usar essa técnica. Ela é muito útil para organizar ideias, seja para se preparar para uma reunião corporativa, redigir um texto ou até mesmo escrever um simples e-mail. Com certeza, visualizando todo o seu raciocínio em quadros, com começo, meio e fim, você facilitará, e muito, seus próximos passos.

 

Fonte: PPT King

Leave a Comment