Entrevista de seleção ou promoção: Você está preparado?

In Oratória by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

 Muitas pessoas buscam nossos cursos de oratória pois tem dificuldades para ascensão profissional e ou passaram por processos de contratação. Por isso resolvemos publicar este artigo do Raul Candeloro trabalhado no curso Gestão de equipes comerciais (GEC) ,muito pertinente para você que está contratando ou quer ser contratado ou promovido.
 Uma das partes mais importantes do processo de Recrutamento e Seleção é a da entrevista, falar bem é super importante, mas estar preparado, ter conteúdo é fundamental.

Segue algumas perguntas matadoras que você pode fazer ou vai ouvir no processo.

– Diga uma melhoria implantada ou sugerida por você que trouxe resultado positivo e que tenha sido de grande contribuição para sua empresa.
– Fale sobre algo que você fez dentro da empresa da qual se arrepende da decisão (Uma falha); Qual foi o impacto e o que você fez para corrigir?
– Como profissional qual a sua maior habilidade? Dê exemplo e descreva.
– Se tivesse que desobedecer uma ordem direta de seu líder, por qual motivo faria? Passou por isso em algum momento?
– Cite três características mais positivas e marcantes.
– E o que você precisa mudar ou melhorar com urgência?
– Se não fosse um executivo de vendas, o que gostaria de ser? Estaria disponível para atuar em outra área dentro da empresa?
– No momento está conduzindo algum projeto fora da sua atividade de executivo de vendas (supervisor comercial etc.)? Se tivesse a chance e condições em que investiria seu tempo e dinheiro?
– Após ter apresentado as condições e benefícios da vaga: Você está participando de outros processos seletivos? Encontrou opção ou oportunidade melhor que apresentei à você? Se fosse chamado para atuar na Tecnolog e posteriormente escolhido para tal oportunidade, o que faria?” Richard Kanitz

A pergunta que eu mais gosto de fazer quando estou entrevistando e é a matadora é:

Qual foi o maior desafio de sua vida, você conquistou? Como?

Assim o candidato se expõe e geralmente são coisas pessoais e mostra até onde o candidato pode ir na empresa. Giovana

“Bom Raul, sobre a pergunta matadora, eu confesso que ficou muito dificil de definir apenas uma pois são tantas importantes, como por exemplo,“Como você lida com pressão, pois a sua meta mensa é vender X unidades e bla bla bla?” ou “Me fale qual a sua técnica para efetivar um fechamento’, enfim… Mas a pergunta que me diz muita coisa hoje, dentro do mercado que eu trabalho que é com corretores de imóveis, no qual é um perfil de profissional muito indeciso e que muda demais de opinião, que é imediatista demais e entra e sai o tempo todo do mercado.. eu gosto muito de perguntar no final para definir se realmente ele tem foco e se eu posso apostar nele é:

COMO VOCÊ SE VÊ DAQUI A 2 ANOS ou 5 ANOS?

Já tive muitos que me falaram.. Olha, meu sonho é ter imobiliaria e quero aprender cada vez mais pra abrir a minha, (Ou seja, tchau pra ele, pq essa pessoa fica 1 ano e tchau), ou quero trabalhar como corretor por mais 2 anos mas minha mae mora nos EUA e talvez vá pra lá pra fazer um curso de tal coisa…

Resumindo: Essa pergunta, não sei se chamo exatamente de matadora, mas é uma pergunta que eu não posso deixar de fazer.” Fernanda Silveira

Abraços de alta performance e boas vendas,
Raul Candeloro fonte: VendaMais

Leave a Comment