Perguntas poderosas? As 7 que você deve fazer antes da sua palestra

In Oratória by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

Perguntas poderosas para fazer bonito em suas apresentações

Fui convidado para falar em uma reunião, dar uma palestra, abrir um evento, etc… E agora qual é o ponto de partida, o que fazer, por onde começar? Conheça as 7 perguntas poderosas que você deve fazer para começar com o pé direito o seu trabalho Dizem que as pessoas tem medo de falar em público, eu sempre bato na tecla que isso não é verdade como eu explico no artigo NÃO EXISTE MEDO DE FALAR EM PÚBLICO. Na verdade falar em público é uma experiência fantástica, intensa e única. Sair da zona de conforto, se permitir oportunidades é algo que deve ser trabalhado e buscado sempre.
Mas o x da questão é, sou interessante, o que vou falar é interessante a ponto de fazer as pessoas prestarem atenção em mim, principalmente neste mundo onde tanta coisa compete pela nossa atenção? Como posso acertar em cheio na minha palestra?

Separei 7 perguntas poderosas que você deve fazer antes de sua palestra para dar o start em sua preparação. Sem respostas adequadas e amplas a essas questões é melhor você repensar sua participação neste evento, pois você corre o risco de ter grandes problemas.

1 – Qual o objetivo central desta palestra/apresentação, qual a dor que se propõe a resolver?perguntas poderosas
2 – Quem está me convidando e por quê?
3 – Que informações e ou impressões ela tem sobre mim ou minha palestra? O Que chamou sua atenção?
4 – O que a pessoa ou empresa que me convidou gostaria que eu transmitisse ou ressaltasse para a sua plateia? (Dentro do que domino é claro)
5 – Quem são as pessoas que estarão neste evento? Sexo, idade, formação, nível hierárquico, nível de informação sobre o tema, etc. (Avatar) 
6 – Qual o objetivo central do evento? Como ele acontece? Como é a estrutura local?
7 – Haverão outros palestrantes no evento? Qual seus temas? O que é o evento, convenção, reunião, treinamento?

Pergunta bônus: Esta pergunta pode ser feita momentos antes da sua palestra começar, pois diz respeito á algumas peculiaridades do momento, vou citar um exemplo do que já aconteceu comigo: “Como está o clima, pessoal animado? Está tenso o presidente acabou de dar uma notícia péssima…”. (Hora de chegar levantando a galera e piadinhas sobre o presidente nem pensar…)
8 – Alguma dica ou orientação específica sobre algo que devemos ou não falar? 

Ouvir não é escutar! Perguntas poderosas Com essas perguntas respondidas você terá um norte para equilibrar o conteúdo e estrutura racional x emocional da sua palestra, trazendo elementos mais pertinentes e assertivos, ou seja, um arsenal pesado para
fazer bonito em sua apresentação.

Última dica e talvez a mais importante, escute com muita atenção, fique atento as entrelinhas, elas falam muito. Isto posto, durma bem na noite anterior e chegue cedo com um sorriso contagiante, pois você será aplaudido de pé!

Heverson Barbosa | www.heversonbarbosa.com

 

 

Leave a Comment