11 pessoas que fizeram muito sucesso apesar da timidez

In Artigos Comunicação, Curiosidades by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

História de nomes de destaque em várias áreas mostra que você não precisa ser extrovertido para ser bem-sucedido

 São vários os fatores que levam uma pessoa a ser bem-sucedida na vida e nos negócios. Uma delas é a capacidade de socialização. Afinal, fica mais difícil conquistar o sucesso sem a ajuda de outras pessoas. No entanto, é possível se dar bem apesar da timidez. O site da revista “Inc.” contou a história de pessoas introvertidas que tiveram muito destaque em suas áreas. Algumas delas “aprenderam” a ser mais sociáveis, enquanto outras se aperfeiçoaram em atividades específicas, como falar em público. Confira as histórias e se inspire.
1. Albert Einstein O físico alemão não era muito sociável. Ele, aliás, dizia que a falta de pessoas por perto lhe dava mais tempo e concentração para que ele trabalhasse em suas teorias.
2. Bill Gates O fundador da Microsoft, e atualmente o homem mais rico do planeta, era outro que não era rodeado de amigos. Segundo ele, pessoas tímidas podem se dar muito bem na vida. Só precisam se esforçar, às vezes, para realizar tarefas que talvez os incomodem, como falar em público ou comandar uma reunião. Outro artifício usado por ele como empreendedor foi contratar pessoas mais falantes.
3. Steven Spielberg Famoso por grandes sucessos de bilheteria, como “ET” e “Jurassic Park“, Spielberg já confessou ser tímido e preferir se trancar para ver filmes a ir a eventos sociais.
4. Isaac Newton O inglês
Elon Musk, da Tesla (Foto: Wikimedia)

Elon Musk, da Tesla (Foto: Wikimedia)

nunca casou e tinha problemas sérios de socialização. Por outro lado, formulou, nos séculos XVI e XVII, teorias que ainda hoje são usadas na física moderna. Não se pode dizer que Newton é um exemplo, mas sua personalidade e trajetória de vida mostram que, apesar da timidez, é possível colocar seu nome na História.

5. Mark Zuckerberg De acordo com Sheryl Sandberg, COO do Facebook, o criador da rede social é bem tímido e frequentemente não é muito caloroso com pessoas que não conhece. Zuckerberg, no entanto, é bastante simpático após algum tempo, segundo a executiva.
6. Larry Page é um dos fundadores do Google. Entre 1998, quando a empresa nasceu, e 2011, Page atuava em funções mais relacionadas à engenharia. Há quatro anos, apesar de ser introvertido e não estar acostumado a falar em público, assumiu o desafio de se tornar CEO e desde então lidera a companhia.
7. Al Gore O americano, que foi vice-presidente, candidato à presidência dos Estados Unidos e ganhou até um Oscar com um documentário sobre sustentabilidade, se autointitula um homem tímido. No entanto, ele afirma que a necessidade de falar em público fez com que ele se tornasse bom nisso, apesar da introversão.
8. Marissa Mayer A atual CEO do Yahoo! é mais uma das “executivas nerds” que comandam empresas de tecnologias. Ela diz que sua paixão é ficar trabalhando quietinha, mas que se relacionar com pessoas é necessário para ter sucesso na carreira.
9. JK Rowling A criadora da série “Harry Potter” também é conhecida por sua introversão. Desde criança, ela sempre preferiu escrever a conviver com outras pessoas. Com o sucesso de seu personagem, a inglesa se acostumou ao assédio do público e da imprensa e se tornou um pouco mais sociável.
10. Warren Buffett O americano, um dos mais bem-sucedidos empreendedores do planeta, sofria para socializar na juventude. Desde sempre, Buffett considerava ser intelectualmente apto para os negócios, mas não se sentia confortável em abordar pessoas. Para solucionar esse problema, ele chegou a participar de cursos e seminários cujo objetivo era tornar seus alunos mais sociáveis. 11. Elon Musk O empreendedor era mais um dos introvertidos que atuavam como engenheiros no Vale do Silício. Mas suas grandes ideias, notadamente o intermediador de pagamentos de e-commerce PayPal e a montadora de veículos Tesla, fizeram com que ele se esforçasse para ser mais extrovertido. Fonte: Revista PEGN

Leave a Comment