Como tornar suas apresentações inesquecíveis

In Artigos Comunicação by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

Apresentações inesquecíveis! Não basta só fazer uma boa apresentação, ela precisa ser memorável ou seja não sair da cabeça de sua audiência. Neste artigo você vai descobrir como tornar sua apresentações inesquecíveis do ponto de vista estético.

Você assiste uma palestra muito interessante e vai para casa. Depois de dois dias o que ainda está na sua cabeça? Você sabia que Kelvin Miller, especialista em educação, afirma que os alunos adultos retém, apenas 10%  do que ouvem, após 72 horas? Mas eles serão capazes de lembrar de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo prazo. E ainda que os adultos podem se concentrar numa exposição teórica durante 7 minutos. Após este tempo eles vão começar a viajar se algo novo, ou de maneira diferente, não for apresentado. É necessário alterar entre o tempo de concentração e outras atividades para conseguir de volta a atenção dos alunos.

É por isto que utilizar recursos audiovisuais é tão importante. Mas o que utilizar diante de tantas possibilidades?

Apresentações em PowerPoint, Keynote e Prezi.

Não importa a plataforma, e sim você dominá-la. Quando você domina os recursos do PowerPoint e Keynote é possível criar apresentações impactantes. Elas precisam ser construídas de maneira linear, com início meio e fim.

O Prezi é indicado se você precisa selecionar partes específicas da sua apresentação dependendo do público. Ela é uma apresentação organizada como um mapa mental. Mesmo assim, o roteiro é indispensável.

Vídeos

Use de maneira correta. Faça a edição do material, recorte a parte exata para sua apresentação. Nunca utilize um vídeo pelo simples fato de ser legal. Ele precisa ter conexão com o assunto, ou você estará só enrolando, ninguém merece.

O que mais existir no mundo

Não tenha receio em inovar utilizando recursos por vezes menos convencionais para chamar a atenção da sua plateia. Isso quer dizer, usar o recurso correto para aquela finalidade e público. Se você quiser interagir com a a plateia um quadro, ou flipchart podem ser muito úteis para anotar a ideia dos alunos. Um banner ou objetos também são legais.

Dica de ouro

O recurso deve ser agradável e dar a plateia um senso de realização. O recurso não deve chamar a atenção para si mesmo, mas é o pano de fundo para a sua apresentação. Ou seja, cuidado, o recurso pode potencializar ou destruir a sua apresentação.

No booklet que disponibilizei para você, mostro como as pessoas destroem as suas apresentações e conto também quais são os fundamentos para a construção de uma apresentação incrível.

Danielle Roscamp
Especialista em apresentações de alto impacto.

Instituto Heverson Barbosa.

Leave a Comment