Segredos Poderosos | Apresentações Eficazes

In Oratória by Instituto Heverson BarbosaLeave a Comment

Você está prestes a dar uma palestra. Você quer ser bom – muito bom. Em que lugar você encontra as melhores técnicas para engajar, entreter e comover a sua audiência? Como ator, a minha escolha é contraditória, apesar de ainda acreditar que é a certa: o mundo da atuação.Quando eu fundei o The Genard Method para treinamento para falar em público, eu estava encantado em ver quantas pessoas entendias a conexão entre o teatro e as performances de se comunicar em público. Na realidade, falar em público e atuação são primos próximos. E esse é o porquê. Aprender técnicas teatrais está entre as mais rápidas e mais poderosas ferramentas para se tornar um palestrante mais dinâmico.

Para saber mais sobre as técnicas baseadas no teatro que podem te tornar um palestrante melhor, clique aqui).

Abaixo estão 5 maneiras para você usar habilidades teatrais para melhorar as suas habilidades como ator para melhorar o impacto e influência da sua oratória:

01. Aprenda a arte de falar com presença.

Isso quer dizer desenvolver “senso de audiência” – uma ideia de como a sua audiência está respondendo. Naturalmente, atores cultivam esse atributo até ele ser extremamente afiado. Mas você pode se beneficiar de acordar essa sensibilidade em você mesmo. Como você pode fazer isso? Pratique a habilidade de informar enquanto sente como a informação está sendo recebida. Você pode achar isso desafiante no primeiro momento, já que nós palestrantes normalmente tentamos excluir todos ao redor. Quando o recebimento do que você está dizendo se torna o seu principal alvo, você vai perceber que estará bem mais presente para a sua audiência. Outro jeito  de explicar: você vai ter presença. Somente aí é que você vai compreender o verdadeiro propósito de um palestrante: adicionar alguma coisa a ocasião no qual o material não contribui para a apresentação sozinho.

02. Aprenda como usar a linguagem corporal na apresentação.

Você já sabe que usar a linguagem corporal é uma ferramenta poderosa de comunicação. Mas como você pode usá-la produtivamente em um discurso, indo além de gestos para ter verdadeiramente um impacto em uma audiência? Aqui existem 6 exercícios de construção de habilidades para linguagem corporal efetiva que você pode usar, assim como essas sugestões:

Primeiramente, aprenda como usar o espaço. Tente diminuir a distância entre você e os seus ouvintes, por exemplo. E pense em como a sua posição na sua “área de apresentação” pode ser conectada com o conteúdo apresentado. – A sua posição no palco pode ser ligada ao item que você está falando no momento? Algo tão simples quanto se mover para um lugar diferente para cada tópico diferente pode ajudar. Mais importante, pergunte a si mesmo: “Como eu encontro a expressão física para o que eu estou dizendo?” É nesse ponto que você vai verdadeiramente começar a utilizar a linguagem corporal efetivamente.

03. Aprenda a usar a voz.

A sua voz é totalmente expressiva? Ela precisa ser, se você vai querer dar ênfase nas entrelinhas dos pontos que você está fazendo. Se você não conhece as 5 ferramentas de expressão vocal, você pode encontrá-las aqui.

Para melhoria nas práticas vocais, grave as suas apresentações em somente áudio. Desse jeito, você vai estar 100% focado na sua voz e em nada mais. Trabalhe em uma ferramenta vocal por vez, isolando todas as outras até você conseguir ouvir a melhoria. Depois, vá para a próxima e por aí vai. Finalmente, pratique as suas palestras usando todas as ferramentas, afinal é assim que falamos quando estamos investidos no que estamos dizendo. E não foque no mundo dos negócios – ficção e poesia oferecem o melhor material para exercitar os seus aparatos vocais até estarem sob o seu comando.

04. Aprenda a guiar a recepção da sua audiência.

Entre no casulo do conteúdo e você poderá estar falando para uma sala vazia. Pense nisso dessa maneira: o seu conteúdo é na verdade um dos dois motores em uma resposta da audiência. A outra é você. Então você deveria estar construindo a sua mensagem não somente para a audiência poder acompanhar, mas de um jeito que a permita responder do jeito certo, no tempo certo. Aqui está um exemplo: Eu recentemente treinei um cliente que precisava contar para o seu time sobre uma diretiva que tinha acabado de “descer do corporativo”. Novos procedimentos das contas estariam sendo implementados, e seu time teria que segui-los. Ele estava pronto para falar logo os detalhes. Mas eu disse que ele realmente precisava se fundar no aspecto “nós temos que fazer isso pessoal”, logo no início. Só depois, os detalhes poderiam seguir, afinal a equipe pensaria “Oh, eu acho que temos que estar prestando atenção.” Foi a resposta da audiência que ele precisava naquele ponto.

05. Descubra o segredo para se comunicar com carisma.

Todo ator conhece a expressão “encontrar a sua luz”. Isso significa que se você está no escuro no palco, você precisa ir até a fonte de luz para que você possa ser visto. Audiências acham difícil prestar atenção em atores que eles não conseguem ver!

Vamos puxar essa ideia de leve e dizer isso: quando você se apresenta, você precisa estar confortável estando nos holofotes. Significa aceitar o seu papel central – e a exposição que vem junto – como palestrante. Alguns oradores ficam desconfortáveis com esse nível de atenção, e aparece. Mas a oratória é uma performance. Se você não gosta – ou se não aprender a gostar – você nunca vai alcançar a influência que você é capaz. Então saia logo daqui e vá brilhar.

Fonte: The Genard Method

Leave a Comment